sábado, 11 de dezembro de 2010

I know you want what's on my mind

Em 2010 teve show para todos os gostos em São Paulo, desde a grandeza de Sir Paul McCartney até o caricato "show da banda do Kevin Costner", passando por ícones dos anos 80 como Bon Jovi e bandas no melhor da forma, a exemplo do Queens of the Stone Age. Sem falar em Smashing Pumpkins, Lou Reed, Rage Against the Machine, Pixies, enfim, a lista é bem extensa.

A temporada terminou com a apresentação do Stone Temple Pilots no Via Funchal na última quinta. Uma das melhores bandas dos anos 90, e tão diferente de Nirvana, Soundgarden e afins que certamente não se encaixa no rótulo "grunge" mas frequentemente é colocada como tal. Até que o primeiro disco, Core, tem um pouco essa pegada, mas conforme o tempo foi passando eles foram ficando cada vez mais únicos e estilosos.

Mas enfim... Era a primeira apresentação da banda no Brasil, mas não de seu frontman Scott Weiland, que em 2007 veio para cá em turnê com a Velvet Revolver, e demonstrou o que todos esperavam dele: a voz firme de sempre e a incomparável presença de palco.

Confesso que essa presença de palco foi o que me levou a comprar um ingresso inteiro para a pista premium para o show do Via Funchal: estava esperando uma experiência hipnotizante e inesquecível.

Por culpa minha própria, só consegui entrar no show no meio da segunda música, "Wicked Garden", o que acabou não me abalando tanto, uma porque tanto essa quanto a de abertura, "Crackerman", são exatamente do disco Core, que como um todo não me comove muito.

Com supreendente facilidade (até porque parecia que tinha mais gente fora do que dentro), conseguimos chegar à pista premium, bem perto do palco e, verdade seja dita, de Scott Weiland. A guitarra de Dean DeLeo em alguns momentos não se ouvia e o baixista Robert DeLeo me pareceu demasiado poser. O que eu estava esperando era o showman dos anos 90.

Porém Scott está alguns anos e muitos problemas mais velho. Em conversas com amigos depois do show, chegamos à conclusão de que ele estar vivo até hoje já é sorte o suficiente, depois de tantos problemas com cocaína, álcool e heroína, prisões, internações, expulsões de bandas (como do próprio STP em 2002) e do recente divórcio.

De fato ainda parecendo um pouco abalado, mas com a voz intocada, Scott Weiland e a banda fizeram um bom show. As músicas são boas, os músicos tecnicamente são ótimos e os problemas técnicos da guitarra foram resolvidos. A platéia (quase que exclusivamente gente que era adolescente nos anos 90) estava a fim e por isso tudo a atmosfera estava a favor e foi uma noite deveras agradável.

Pontos baixos: terem praticamente ignorado o melhor álbum deles, Tiny Music... Songs From the Vatican Gift Shop (1996) - tocaram apenas a última do show, "Trippin' On a Hole In a Paper Heart". Minha teoria sobre isso é que esse disco lembra eles de uma época em que pegavam muito pesado e que eles gostariam de esquecer. Outro ponto baixo: as músicas novas, convenhamos, são fracas.

Pontos altos: as duas músicas do disco Nº4, "Down" e "Heaven and Hot Rods", funcionaram lindamente, assim como quase todas do Purple (e foram várias: destaque para "Big Empty" - achei "Still Remains" um pouco devagar demais) e as duas primeiras do Core. Achei até que "Sex Type Thing" foi a que ficou melhor no palco, superando até mesmo o final com "Trippin' on a Hole In a Paper Heart", desde sempre a minha música favorita do STP.

Saldo final, positivo. Bastante positivo. Gostei de ter ido ver de perto uma das bandas que eu mais escuto faz tempo, e assim praticamente completar a missão de ter visto ao ao vivo a lista das minhas 10 bandas mais escutadas do Last.fm (Beatles não vai rolar por uma questão histórica, Andrew Bird porque ele nunca virá ao Brasil e Pulp pelos dois motivos).

E algo me diz que foi uma oportunidade única, porque o Stone Temple Pilots dificilmente volta ao Brasil, pelo menos na mesma forma em que veio na última quinta.

SetList:

Crackerman
Wicked Garden
Vasoline
Heaven & Hot Rods
Between the Lines
Hickory Dichotomy
Still Remains
Cinnamon
Big Empty
Dancing Days
Silvergun Superman
Plush
Interstate Love Song
Huckleberry Crumble
Down
Sex Type Thing

Dead & Bloated
Trippin' On a Hole in a Paper Heart

Nenhum comentário: